domingo, 15 de setembro de 2013

Quando o tempo expira


[Quarto de hospital. 11:35 da noite]

Por que? Só queria saber o porquê
Não me sobraram muitas opções
mesmo assim, cara... Não acha que...?
Que foi um exagero da minha parte?
É...
Não. Quer saber? Você não faz ideia...
Ideia do quê?
Do quanto é difícil
Como assim, difícil?
Do quanto é difícil continuar tentando
Mas não é isso que as pessoas fazem? Continuam tentando?
Nem todas
Você, por exemplo?
Eu, por exemplo. Eu cansei, cara
Mas ainda é tão novo. Tem apenas...
A idade nessas horas é o que menos importa
Não concordo com o seu argumento
Isso é com você. Mas trata-se da minha vida
Eu sei, eu sei... Mas é que parece... Sei lá...
Vazio?
É... Vazio.
É exatamente como eu me sinto por dentro: vazio
Então quer dizer que é isso? Acabou?
Se você vier com esse papo de segunda chance, a conversa acaba aqui
Qual o seu problema com segundas chances?
Não acredito nelas. Nunca acreditei
Tem a ver com a morte do seu pai? É isso?
Você que está dizendo...
É isso, não é?
Você que está...
Meu Deus! Cara, já faz o quê? Cinco anos?
E meio. Cinco anos e meio
Mesmo que fossem cinquenta, eu não entendo
Eu sei. Na verdade, ninguém me entende mesmo
Porque você não quer ser entendido
Porque faz parte do meu charme pessoal
Charme pessoal? É assim que você está chamando agora?
Por enquanto
Você é uma figura mesmo, sabia?
Obrigado
Isso não foi um elogio
Pra mim foi
Você é realmente um cara estranho, sabia?
Sim, eu sempre soube disso
E você tinha tudo: uma carreira, Natalie
Não começa!
O quê?
Com esse papo de Natalie
Como assim? Ela gostava de você
Se gostasse mesmo não teria ido pra cama com você-sabe-quem
Aquilo foi uma infelicidade, Joe!
Não foi não e você sabe
Claro que foi
Não. Infelicidade foi eu ter contraído gonorreia depois
Se usasse preservativo...
Olha, essa conversa não me interessa mais!
Você ainda a tem visto?
Não. A última vez foi há dois anos. Ela está casada, Tem uma filha
Ela seguiu em frente e...
E eu não. Já sei
Não era isso que eu ia dizer
Era sim
Tá bom, mas...
Não tem mas. Era isso. Ponto, E você está certo
Admitindo? Você? Isso é novidade
É porque eu estou cansado, Carlton
Cansado de quê?
Cansado de fingir
Fingir?
É... Fingir. Que sou outras pessoas
Que outras pessoas? 
Pessoas bem sucedidas. Pintores, escritores... Pessoas
Mas você é um artis...
EU FUI UM ARTISTA. Passado
Até quando vai ficar se enganando dessa maneira?
Foi o que me sobrou: a mentira curta e grossa
Não é verdade
É verdade
Não, não é
Você só está aqui pra levantar o meu moral porque é meu amigo
E sempre serei.
Só que agora é tarde, cara
Não é tarde nada
Você não é desses que desiste assim fácil
Fácil? E quem falou que é fácil?
????
Tô levando porrada sem parar há uma década
A vida é uma guerra, Joe
E eu tô cansado de nadar nadar e morrer na praia
Triste ouvir isso
Sinto muito, mas é como eu me sinto atualmente
Não há nada que eu possa fazer?
Não
É sua decisão final?
É
Só me resta ir embora?
E esperar que na próxima encarnação eu dê certo
Acreditando em outras vidas agora?
Não. É justamente essa a questão
Agora é aquela hora em que eu...
Que você diz tchau eu respondo e você bate a porta
Vou só bater a porta, pode ser?
E chama o enfermeiro depois que sair

(10 minutos depois Joe estava morto. Deixou seus órgãos para uma família de artistas circenses e uma menina de 13 anos que precisava de um par de rins novos. Não deixou família nem fortuna. Natalie apareceu uma semana depois dizendo-se arrependida, mas era tarde demais).

Nenhum comentário: